4 Hábitos Verdes Para 2018

Já dividi com vocês através do meu mais recente vídeo no Youtube quais são minhas resoluções de Ano Novo no geral, mas se tem algo que realmente quero agarrar com mais fervor em 2018 é uma vida mais saudável para mim mesma e o meio ambiente. Percebi que nos últimos dois anos deixei passar alguns hábitos que antes tinha - como só usar cosméticos não testados em animais - e ao mesmo tempo não me dediquei a acrescentar práticas ecológicas com afinco na minha rotina

O que realmente vale a pena notar é que quando se coloca na balança ser verde não é tão difícil assim: são pequenas mudanças no seu dia-a-dia que você se acostuma rapidamente, basta pensar um pouco e implementar. Mesmo que você comece apenas com um item dessa lista, gostaria de te convidar para a reflexão de como você pode tornar seus hábitos mais saudáveis para o planeta. 

 

Recicle

Esse aqui vem de pequenina (filha de professora de Educação Ambiental, já é segunda natureza separar tudo!). Aqui em casa dou até bronca se meu noivo coloca a embalagem de sachê do gato no lixo comum! Ter uma lata maior separada para seus plásticos, papéis e vidros é algo super simples e que ajuda profundamente o planeta. Se você morar em prédio, a coleta seletiva costuma ser feita pelo próprio condomínio. Em casa, procure um ecoponto - a prefeitura da sua cidade já deve ter implantado um. 

 

Leve uma Ecobag

Se minha bolsa é grande, sempre carregava já uma sacola de tecido (a minha é da marca japonesa Liz Lisa). Agora, o que me falta é ter uma pequena dobrável para as bolsas pequeninas. Já vi vários modelos que só faltam fazer origami no Mercado Livre e até mesmo no Elo7 (viva ajudar o pequeno empreendedor): agora é escolher um bem cor de rosa para tornar o hábito tão comum quanto minha necessárie. 

 

Guardanapos de Tecido

Não são apenas chique, viu? Os papéis engordurados não podem ser reciclados, e por isso guardanapos de papel não são nada ecológicos de se ter em casa. Investir em um conjunto de tecido pode dar um ar não apenas muito elegante - e colorido - na sua mesa, mas também fica super fácil de lavar junto das suas toalhas ou jogos americanos (não gastando água a mais). Planejo escolher jogos em rosa e azul marinho, para mim, o Roberto e nossas visitas. O papel toalha é substituído por panos super absorventes, que podem ser lavados e reutilizados várias vezes. 

 

Substituir minha escova de dentes por uma de Bambu

Eis aqui uma difícil de ser feita no Brasil: ainda não encontrei um modelo nacional. O fato é que o plastico que faz as escovas de dentes não é fácil de reciclar e elas costumam acabar em aterros sanitários. O bambu gasta muito menos energia na sua produção e é muito melhor para o meio ambiente. Ando querendo comprar um mega pacote família no Ebay e estocar em casa (o preço sairá parecido com o de novas escovas tradicionais). 

 

+ Usar Cosméticos Cruelty Free

Há anos atrás, isso era uma regra pela qual eu vivia e jamais saia de linha. De dois anos para cá, me desviei desse principio - e agora estou voltado para ele. Há muitas marcas, baratas, caras, nacionais e internacionais, que não testam em animais. Estou limpando toda minha coleção e a sensação é de me sentir muito mais leve! Você não precisa ser vegetariana e nem vegana para viver uma vida mais empática com nossos amigos peludos. Afinal, você faria seu cachorrinho ou gatinho passar por esse tipo de crueldade?

 

E você, como pretende ajudar o planeta nesse ano que começou?

Assista No Canal:

Meus Objetivos de 2018:

Como Reciclar Seus Cosméticos: